quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

E quem disse que esquecer é fácil?

Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.
Machado de Assis

E quem disse que a gente esquece? O que traumatiza, talvez. Mas o resto fica lá, guardado em algum canto da memória esperando ser desperto. Ou não. O desgosto impulsiona o esquecimento. O que estraga a nossa vida somos nós. A gente permite. Vampiro nenhum entra numa casa em sua forma humana - ou quase humana - sem pedir licença, já dizia a lenda...

Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso.

Fernando Pessoa 

Eu e minhas fugas... pena que nem sempre me dou bem com elas. Na próxima encarnação quero ser bonita, boa e burra. E loira oxigenada, pra morar na Mansão da Playboy, ter absolutamente nada pra me preocupar senão manter o corpo em dia e a conta bancária em ordem, ser narcisista e estar nem aí pro mundo. Essa fórmula deve dar certo, não? Até hoje não vi nenhuma infeliz... Amor? Pra quê???

Na vida do homem, o amor é uma coisa a parte, na da mulher, é toda a vida.

Lord Byron

As sobreviventes, ou pensam como homens ou tiveram a sorte de encontrar um homem que não se envergonhe de vivê-lo como ela.

0 comentários: